quarta-feira, 30 de março de 2011

Tempos de Restauração

Os tempos hodiernos nos levam a vislumbrar na escatologia à aproximação de uma espetacular restauração de todas as coisas. Se compararmos a 1º vinda de Cristo com a 2º vinda, haveremos de descobrir que ambas tiveram propósitos bem definidos.
A primeira nos diz que Jesus veio reconciliar todas as coisas com Deus. Colossenses 1.20. Enquanto a segunda vinda que tão ansiosamente esperamos tem o propósito, de aguardarmos Jesus para restaurar todas as coisas, segundo nos fala Pedro no livro de Atos 3.19-21.
Esta restauração como descrita pelo apóstolo será abrangente e esplendorosa, quando o Senhor Jesus com o seu poder criador vai restaurar tudo ao seu status qou, obedecendo ao modelo criado por Deus desde a formação do mundo, pois, os planos de Deus não podem ser frustrados segundo à afirmação de Jó.
Antes que o mundo seja destruído, todas as coisas que foram criadas, projetadas e determinadas por Deus terão de ser restaurada. A natureza, o homem, o reino de Israel. O primeiro ato restaurador darse-a com a ressurreição do homem na sua integridade (corpo, alma, e espírito). Porque segundo 1 João 3:2, “quando Cristo se manifestar seremos semelhantes a Ele, assim como Ele é, nós o veremos”.
                                                                                                          
                                                                                              Aleluia e Amém!

                                                                                   Pr. Rosivaldo de Araújo


quinta-feira, 17 de março de 2011

A que horas estamos da noite?

Fazendo uma aplicação escatológica, temos consciência bem clara que existe uma sentença sobre todos os moradores da terra feita por Deus, bem como sobre toda criação:
“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas cousas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão (II Pe 3: 10-12).
E os homens estão bem conscientes disso, embora alguns sejam zombadores sobre este assunto, mas a grande maioria, incluindo os próprios incrédulos sabem que este fato vai ocorrer mesmo desconhecendo a sentença bíblica, mas pelo andamento das coisas quer física, moral, quer politicamente, a consciência do homem não o deixa enganado.
Será que podemos responder, de fato, a que horas estamos da noite? (Is 21: 11-12) .A que ponto nos encontramos em relação a proximidade do fim? Respondemos aos conhecedores da bíblia, e em particular aos crentes em Jesus, Deus deixou sinais, e estabeleceu condições, que podem nos dá uma idéia do tempo que nos resta na face da terra. Jesus ocupou uma boa parte dos seus ensinos referindo-se a consumação do século, falando a respeito do sofrimento e angústia do fim dos tempos. Ele não nos revelou o dia quando esta sentença seria aplicada. A sentença da ira de Deus, pelo contrário, disse-nos que seria impossível saber este dia, só que está reservado ao conhecimento do Pai apenas, no entanto, Ele, Jesus, nos deixou vários sinais e algumas condições que antecederiam a sua volta ao mundo.
Guarda, a que horas estamos da noite? No meu livro O FIM VIRÁ eu respondo a esta pergunta fazendo um estudo sobre as duas principais condições que a Bíblia nos revela, de fato, que ocorrerão precedendo a vinda de Jesus. Antes, porém, vamos ver em alguns sinais que Jesus deixou, e outros que encontramos em várias partes da bíblia. 
            O próprio Jesus deixou muitos sinais da sua volta, a respeito dos problemas que surgiria no campo físico, com maremotos, terremotos, sinais na lua e sol, angústias nas nações, guerras e rumores de guerras e outros; também Daniel dá alguns sinais no campo social como por exemplo:
Inquietação das multidões
 Nos últimos dias os homens andarão e correrão de um lado para outro (Dn 12:4). Há pouco, tempo eu fui a São José dos Campos, desci em São Paulo em um avião Internacional, havia gente de toda parte, de várias línguas diferentes, então pensei nas palavras de Daniel.
Multiplicação da ciência
Quando falamos da multiplicação da ciência, constatamos este fato no decorrer do nosso dia-dia. Percebemos que, quando se compra um aparelho de televisão, em pouco tempo aparece um outro melhor, com um computador não é diferente e, conseqüentemente ,os primeiros aparelhos ficam ultrapassados. A ciência se multiplica rapidamente no campo da física, da biologia, da medicina e assim por diante.
Há também sinais no campo moral: Paulo nos afirma que neste tempo os homens serão amantes de si mesmo, orgulhosos, gananciosos, irreconciliáveis, impenitentes, etc. (II Tm. 3:1-4) mas, além dos sinais, existem duas condições para a vinda de Jesus Cristo, sem as quais não acontecerá. Uma delas: A vinda de Cristo não ocorrerá sem que primeiro se manifeste o homem do pecado; então, enquanto este homem não se manifestar, Cristo não virá, porque Ele vem para destruir o império das trevas que será instalado neste mundo, é para onde o mundo está caminhando. E a outra condição é: 
“Este evangelho do reino será pregado em todas as nações, a todos os povos em testemunho a todos os homens, e então virá o fim; disse Jesus (Mt. 24:14). 
Assim, estas duas condições que não são sinais e sim condições terão de ser cumpridas para que venha Jesus Cristo”.

                                                                          Pr. Rosivaldo de Araújo