sexta-feira, 2 de março de 2012

Contagem regressiva - Que horas são da noite?


Isaías 21.11

Esta pergunta foi feita com muita frequência nesse último fim de semana, quando se deu a mudança do horário de verão para o horário de inverno. Estudantes, operários, operadores de transportes, escolas, fábricas, escritórios, todos dependiam de ajustarem seus relógios ao novo horário para poder trabalhar com eficiência.
Esta ansiedade do homem por saber o andamento do tempo surgiu desde que, o homem adotou a filosofia: Time is Money. Quanto mais tempo poupado, mais a produtividade e o lucro aumentam. Tudo depende hoje dos relógios para funcionar, até mesmo as igrejas, e os encontros quer seja de homens de negócios ou encontros românticos, tudo está preso a uma cadeia que se prende aos pulsos das pessoas, fazendo do homem um escravo do tempo.
Para marcar as horas, o homem criou o relógio, a fim de lhe dar mais segurança e pontualidade. Como então se comportavam aqueles que, viveram antes de se criar o relógio? Os navegantes se orientavam pela posição das estrelas e dos astros nos céus. As pessoas que dispunham de mais recursos financeiros construíram relógios baseados na sombra que o sol projetava sobre uma superfície plana. Temos na Bíblia o relógio de Acaz: “Eis que farei que a sombra dos graus, que passou com o sol pelos graus do relógio de Acaz, volte dez graus atrás. Assim recuou o sol dez graus pelos graus que já tinha andado” (Isaías 38.8).
Existiram grandes relógios famosos, como o Big Ben na torre de Londres, por onde até hoje se orienta uma boa parte da hora oficial da Europa, e tantos outros aos quais poderíamos nos referir. Mas, a grande verdade de tudo isso é que, ninguém passa por essa terra sem se incomodar com o relógio e com as horas que marcam os dias, os meses, os anos e os séculos.
Tudo nos faz crer que cada um de nós recebe de Deus uma cota de anos para serem vividos e realizarmos as tarefas que recebemos do Pai. Segundo o filosofo alemão, Heidegger, o homem é ser para a morte”. Por isso, é justificável essa preocupação de muitos por saber quanto tempo ainda tem nesse mundo e até recorrem a adivinhos e cartomantes para saber sobre o futuro e os dias que lhes resta aqui na terra.
Na Bíblia podemos encontrar um exemplo muito marcante que atesta esta verdade: O rei Ezequias recebeu da parte de Deus um recado trazido pelo profeta Isaías que lhe dizia: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás” (Isaías 38.1). Isso nos dá a entender de que a cota de anos que ele dispunha para viver nessa terra esgotou-se. É como se Deus lhe dissesse: Ezequias apressa-te em concluir a tua obra porque o teu fim é chegado! Mas, pelas suas lágrimas e orações, Deus lhe concedeu um crédito especial de mais 15 anos; é como se estivesse a dizer: Ezequias, eu estou lhe dando esse crédito para possibilitar a você pôr sua casa em ordem.
Se Deus estabeleceu um tempo para nós vivermos aqui na terra, 70 ou 80 anos (Salmos 90.10), devemos nos empenhar para dentro desse período realizar as obras nobres e sublimes como seus filhos que somos e agradar a Deus. Ninguém fique a esperar que Deus vai conceder mais um pequeno crédito para completar a sua obra. Por isso, Jesus disse a todos: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9.4).
Busquemos na Bíblia as coisas que estão determinadas a todos os homens executarem aqui na terra. Ouçamos os mensageiros de Deus que nos advertem constantemente, como por exemplo, nos diz Paulo: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios mas, como sábios remindo o tempo; porquanto, os dias são maus” (Efésios 5.15,16). Aconselho que, façamos constantemente a oração de Moisés, homem que soube viver com Deus mais de 100 anos: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que, alcancemos corações sábios” (Salmos 90.12).
Alceu Amoroso Lima (o Tristão de Ataíde) nas suas observações sobre a vida escreveu em seu livro Idade, Sexo e Tempo que “a vida é como um bom vinho que deve ser sorvido em goles regulares e com cautela (infância, juventude e maturidade) mas que as pessoas, principalmente, os jovens não tem paciência de esperar o tempo chegar e querem sorver a vida de uma só vez, de sorte que, vemos muitos jovens com os rostos já cansados e dando sinais de esgotamento porque ainda antes dos 30 anos já esgotaram o cálice da adolescência, da juventude e da maturidade e nada mais tem a apreciarem desse mundo”. 
Portanto, não nos preocupemos em saber a que horas estamos da noite, como disse o sábio Salomão: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”  (Eclesiastes 3.1).

Deus está no controle! Amém! 

Pr. Rosivaldo de Araújo

2 comentários: